Forte São Marcelo

domingo, 12 de setembro de 2010 18:16 Postado por Ayane, Fernanda, Isabela B. e Victoria

Pecúnia Liberta e seu mucambo Fubá de Milh
       Fomos apresentados ao Forte São Marcelo por Pecúnia Liberta e pelo seu mocambo Fubá de milho. Esse forte é o único de planta circular no país e é popularmente conhecido como Forte do Mar. A ordem para construí-lo foi dada em 1650 e foi edificado sobre o banco de areia pra proteger a cidade e o porto da cidade.
       A primeira parte a ser construída é chamada de torreão central, que possuí uma forma circular, e o anel que envolve o torreão central é chamado de anel perimetral. Localizado na Baía de Todos os Santos, possui uma área construída de 2.600 m². Seu projeto original, no estilo renascentista, visava melhor resistir às correntes e marés, permitindo a realização do tiro em qualquer direção. Sua estrutura, na atualidade, é composta de cantarias de arenito até a linha d'água e o restante em alvenaria de pedra irregular.
       O forte ficou fechado durante quatro décadas, e só foi reaberto para visitação em 2006. Hoje se tornou um espaço cultural, mas antigamente funcionou como prisão. Ele esteve envolvido em muitos conflitos políticos, podendo destacar a Guerra dos Farrapos, mantendo preso o líder farroupilha Bento Gonçalves, que depois conseguiu escapar, e na Revolta Sabinada, aprisionando o seu líder, o médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, além de outros 280 revoltosos.
       Quer no período colonial, quer no republicano a importância do Forte São Marcelo sempre esteve em evidência na História do Brasil. Ele destaca-se pela beleza de sua arquitetura, contrastando com prédios luxuosos que se encontram na orla marítima de Salvador.

0 Response to "Forte São Marcelo"

Postar um comentário