Influências africanas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010 19:09 Postado por Ayane, Fernanda, Isabela B. e Victoria
Castro Alves
Nelson Mandela
A personalidade africana no Brasil é intensa, principalmente com a vinda dos escravos para trabalhar nas lavouras brasileiras, essa intensidade de negros se deu mais no estado da Bahia, onde até hoje têm um traço muito forte. Indo desde a culinária ao caráter dos indivíduos que são descendentes desses africanos.
Muitos autores brasileiros escreveram sobre a cultura trazida pelos africanos, tendo como exemplo o Navio Negreiro do poeta Castro Alves, que de uma forma meio que indireta escreveu como os africanos eram trazidos para as colônias, ao que eles eram submetidos, entre outras coisas.
Há alguns anos houve a presença do apartheid (separação), onde as pessoas eram julgadas por sua origem étnica, que por mais que não tenha acontecido no Brasil, obteve
uma grande importância não só para o nosso país, mas para todos os países que tiveram essa influência africana também.  O grande modelo de resistência aos brancos desse regime foi Nelson Mandela, que foi preso por 27 anos da sua vida, e assim sendo libertado foi eleito presidente da África do Sul, e um grande exemplo de lutador pelos direitos de uma sociedade “excluída”.
OS afros-brasileiros mais famosos são: Pelé, Daiane dos Santos, Agnaldo Timóteo, Vanessa da Mata, Marcelo D2, Gilberto Gil, Tobias Barreto e Cafu.

0 Response to "Influências africanas"

Postar um comentário