Aleijadinho: o mestre negro do barroco brasileiro

segunda-feira, 13 de setembro de 2010 18:58 Postado por Ayane, Fernanda, Isabela B. e Victoria
       Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho por causa dos efeitos da doença degenerativa que sofreu e o deformou sem piedade, nasceu em Ouro Preto, filho natural de Manuel Francisco Lisboa, arquiteto português, e de Izabel, uma pobre escrava africana.
       O artista passou grande parte da infancia ao lado do pai que era seu conselheiro e se preoculpava com sua educação. Com ele o tio aprendeu o ofício da carpintaria e da arquitetura em pedra. Ao observá-los trabalhando, Antônio Francisco, ia nutrindo dentro de si a admiração e o talento pela arte barroca. Aprendeu a desenhar e a pintar à mão livre com João Gomes Batista e, com José Coelho Noronha, aprendeu os segredos da escultura rococó.
       Antônio Francisco Lisboa se tornou um dos mais importantes artistas da História do Brasil. Em pleno ciclo do ouro (século XVIII), encantou a sociedade colonial com suas esculturas, pinturas e obras de arquitetura suntuosas, com detalhes em puro ouro é cheios de curvas arredondadas, formando um conjunto harmonioso.
       E como ironia do destino, o mestre nem mesmo podia freqüentar as igrejas que arquitetou, justamente por causa do preconceito racial da sociedade da época.
       Nem mesmo a feldade, o preconceito e a doença, que foi deformando-o e lhe tirando os movimentos do corpo, aos poucos, impossibilitaram o trabalho do gênio do Barroco Mineiro. Os doze profetas e a arquitetura das igrejas barrocas de Minas são considerados suas obras mais conhecidas e representativas.

0 Response to "Aleijadinho: o mestre negro do barroco brasileiro"

Postar um comentário